AGENDA CULTURAL

26.7.11

Escritora relata em livro infância vivida no distrito de Major Prado, Aracanguá

A escritora Maristela Veloso Campos Bernardo, esteve no último dia 15, no distrito de Major Prado, pertencente a Santo Antonio do Aracanguá, para uma noite autógrafos da mais recente obra, o livro A Mulher olhando a menina, que retrata a história de sua infância vivida até os 11 anos na localidade.
Mesa composta
      Para recepcionar a escritora e convidados, o Departamento de 
Educação e Cultura de Aracanguá, organizou uma noite de autógrafos no salão paroquial de Major Prado, que contou com a presença de moradores da localidade e da região, principalmente os mais antigos convidados por ela, além do prefeito Luiz Carlos dos Reis Nonato, o Luizão, e vereadores. 
Também esteve presente a a diretora municipal de Educação e Cultura, Maria Eliza Silveira Pereira, e a dirigente cultural, Vera Aparecida de Castro, que teve a organização do evento como sua última atividade na prefeitura após a aposentadoria.
Maristela Velos Campos Bernardo discursando
 Dentre os convidados estava ainda professor e escritor Hélio Consolaro, secretário municipal de cultura de Araçatuba, que na ocasião representou o prefeito Cido Sério.

Durante seu discurso, Maristela relembrou vários momentos de sua infância vivida em Major Prado, com menções emocionadas ao falecido pai Rui Campos, um dos mais antigos moradores do distrito e, citou ainda, alguns nomes que ali estavam e que fizeram parte de sua história. A escritora fez também um agradecimento especial ao prefeito Luizão, pelo empenho em proporcionar a oportunidade para a divulgação do livro. Já no final do evento, em uma mesa reservada para os autógrafos, Maristela reviveu momentos especiais ao conversar com cada um dos personagens históricos do distrito que foram prestigiá-la e adquirir o livro.

            Para o prefeito Luizão, que também tem sua história de vida iniciada na zona rural de Major Prado, a ocasião foi especial para todos e resgata uma história que muitos não sabiam que existia. “São momentos inesquecíveis que resgatam a nossa história e fomenta a cultura do município. Esse livro representa a grandeza do nosso povo ao homenagear pessoas que tanto contribuíram para o nosso desenvolvimento”, ressaltou o prefeito.  
Atual diretora da escola onde estudou Maristela, Vera - divisão de cultura, Maria Eliza Silveira Pereira - diretora de Educação e Cultura, Maristela Veloso Campos Bernardo e
Luís Carlos dos Reis Nonato, prefeito de Aracanguá

            História - Maristela Nasceu em Major Prado, então distrito de Araçatuba, na década de 1940, alfabetizou-se na Escola Mista de Major Prado. Fez seu curso secundário no Colégio Nossa Senhora Aparecida – dirigido pelas irmãs do Sagrado Coração de Jesus.  Cursou a PUC-SP onde fez a pós-graduação e realizou seu doutorado. Foi professora da UNESP, sempre formando professores. Casou-se em 1965 e tem um casal de filhos. 
Hélio Consolaro, secretário de Cultura de Araçatuba, representante do prefeito Cido Sério, discursando ao lado de 
Sebastião José dos Santos (Cutia), assessor de imprensa
 Apaixonou-se pela leitura quando criança e, na adolescência, copiou sua mãe que lia os grandes romances. Um deles O Egípcio, que foi proibida de ler, aos 13 anos, por ser considerada ainda criança pela autoridade materna.  Contentou-se, então, com José de Alencar. Hoje lê os clássicos, sua paixão, mas não deixa de lado os contemporâneos brasileiros. Começou a escrever suas memórias em 2006, muito mais para fazer uma catarse pela perda prematura de seu pai. Continuou a escrever depois disso. Hoje constrói seus contos, alguns deles publicados em“Encontro Pontual – Antologia Scortecci de Poesias, Contos e Crônicas”, 2010 (texto baseado no release da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracanguá)

Nenhum comentário: